A seguir

💰 OURO: Qual é a melhor forma de investir? ETF GOLD11, Fundos de Ouro ou direto no Exterior?

6 Visualizações· 07/07/23
fontedafortuna
fontedafortuna
Assinantes
0
Dentro OURO/MOEDA

Todo mundo gosta de ouro, não é mesmo? Um colar de ouro, brinco de ouro, uma barra de ouro ou mesmo o ouro como investimento no mercado financeiro. Nesse vídeo vou te explicar três diferentes formas de se investir em ouro no mercado financeiro e as suas vantagens e desvantagens. Afinal, qual a melhor forma de se investir em ouro: ETF GOLD11, Fundos de Ouro ou investir direto no exterior?



Índice do vídeo (clique na parte que te interessa para ir direto ao assunto):


0:00 - Introdução
1:53 - A importância do ouro
4:07 - Como funciona o investimento em ouro
5:48 - Investir por meio do ETF GOLD11
9:39 - Fundos de Investimento em Ouro
12:39 - Investir em ouro diretamente nos EUA (ETF IAU)

14:29 - Considerações Finais

Antes de mais nada, você precisa saber que o ouro é o investimento mais antigo que existe. Já é explorado pelo homem há mais de 6 mil anos e é considerado uma reserva de valor por ser escasso. Não é possível criar ouro do nada, ele precisa ser extraído da natureza num processo super complexo e caro. E, mais importante, ainda: ele é finito. Um dia todo o ouro da natureza vai ter sido extraído. Por isso é um investimento tão procurado pelas pessoas e pelos governos, especialmente em épocas de crise.

Você precisa lembrar que o ouro é um investimento de renda variável. Ou seja, seu preço pode subir ou cair. Além disso, a sua cotação é em dólar. Ao investir em ouro você se expõe à variação do ouro em si e também à do dólar.

As formas mais acessíveis e práticas de se investir em ouro hoje em dia são:

1) ETF GOLD11
É um ETF lançado em dezembro de 2020 pela XP. O investimento mínimo é bem baixo e você compra usando o home broker da sua corretora de valores ou banco. A taxa de administração é de 0,3% a.a. Mas o investidor paga também indiretamente a taxa de administração do ETF americano IAU (que é de 0,25% a.a.). Isso porque o GOLD11 investe no IAU. Além disso, você tem que pagar 15% de Imposto de Renda sobre o lucro que você tiver quando vender suas cotas.

2) Fundos de Ouro
Existem dois tipos: aqueles que se expõem ao ouro dolarizado e aqueles que têm uma proteção cambial (hedge) e nos quais você só se expõe ao valor do ouro em si.
A vantagem é a simplicidade do investimento. O Imposto de Renda é retido na fonte, mas dependendo do prazo do investimento, a alíquota pode ser elevada. Além disso, os fundos cobram taxa de administração, que em alguns casos é bem elevada.

3) Investir diretamente no exterior
Para isso você precisa ter conta em uma corretora americana e fazer uma remessa internacional para ela, convertendo seus reais em dólares. Aí basta investir em algum ETF de ouro, como o IAU (no qual o GOLD11 investe). A vantagem é que você paga uma única taxa de administração e tem o grande benefício da isenção fiscal para vendas de até R$ 35.000,00 por mês.

E você, já investe em ouro? Deixe o seu comentário?


✅ ACOMPANHE O FONTE DA FORTUNA:

📺 YOUTUBE: https://youtube.com/c/fontedafortuna

📷 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/fontedafortuna
🌐 SITE: https://fontedafortuna.com
🐤TWITTER: https://twitter.com/fontedafortuna1
💻FACEBOOK: https://www.facebook.com/fontedafortuna
✉ NEWSLETTER (cadastre seu e-mail): https://bit.ly/2QqPe4l

📨 CONTATO COMERCIAL:
[email protected]

⚠ ATENÇÃO: Este vídeo NÃO é uma recomendação de investimento. O objetivo do canal Fonte da Fortuna é fomentar a educação financeira e trazer informações sobre finanças, investimentos e economia. Os ativos financeiros mencionados nos vídeos são apenas exemplos de caráter didático e NÃO devem ser interpretados como recomendação de compra ou de venda.


#ouro #gold11 #investir

Mostre mais

 0 Comentários sort   Ordenar por


A seguir